Cafés pelo mundo: Austrália #1 - Por Paula Varejão


A Austrália é um país de aficionados por café. Em poucos lugares do mundo a cultura dos grãos especiais se desenvolveu tanto, a ponto de os australianos serem até conhecidos como "coffee snobs"!


Desde o aeroporto até qualquer portinha na Austrália o café vai ser bom! Melbourne é conhecida como a meca dos cafés especiais no mundo, mas a capital Sydney também não fica muito atrás.

Além da enorme especialização das cafeterias, o que mais me chamou a atenção mesmo foi a educação dos consumidores. Nos menus dos cafés é comum encontrar não só a indicação de origem, mas também se o café é natural ou cereja descascado, o ponto de torra, etc.. Quando sua xícara chega até a mesa, uma cartela virá junto, geralmente com a foto do produtor e a história de vida dele. A procedência é muito valorizada por eles!


Cafeteria em Melbourne, a meca dos cafés especiais na Austrália


Os Australianos também consomem muito café com leite! O campeão de vendas é o Flat White, inventado no próprio país. É uma espécie de cappuccino com menos espuma.


É um teste de ferro ser um barista na Austrália. Se você errar na tiragem do seu espresso, o cliente certamente vai perceber! Ao mesmo tempo, essa profissão é bastante valorizada no país. E já que na terra dos cangurus falta mão de obra, muitos brasileiros tem aproveitado a oportunidade e se arriscado nas cafeterias australianas.



Degustando o famoso Flat White em Sydney


95% dos Coffee Shops na Austrália são independentes. O Starbucks abriu 84 shops no país; em 2008 fechou 61 deles e mudou a forma de fazer café nas lojas restantes. Mesmo assim a Starbucks é mais utilizada por turistas do que por australianos.


A imigração é provavelmente a culpada por essa cultura de café, especialmente após a Segunda Guerra Mundial, quando os migrantes italianos chegaram à Austrália em grande número. Mas não importa quando eles começaram, esses cafés icônicos da Austrália iluminaram as possibilidades da cultura do café e abriram caminho para a mais alta qualidade do que é servido atualmente para os aficionados por café. Então se chegar na Austrália e pedir “um café por favor”... as pessoas vão te olhar como se não entenderam o que você falou. Qual café?


Paula Varejão é jornalista e apresentadora do programa "Tá na Hora do Café" exibido pelo canal Mais Globosat


80 visualizações