CAFÉS PELO MUNDO: ITÁLIA #2 - Por Paula Varejão

Você já reparou que expressões como latte, cappuccino, mocaccino e macchiato vieram do idioma italiano? O país tem uma relevância enorme na história do café e dita moda até hoje.


Pra começo de conversa, a cultura do café fincou os pés na Europa a partir de Veneza, onde em 1720 surgiu o primeiro café europeu, o Florian, que até hoje está de portas abertas na praça São Marcos. Um local carregado de requinte e história.


Na época o café era considerado uma bebida herege, já que vinha do mundo Árabe. Por isso, foi pedido ao papa Clemente VIII que proibisse o consumo da bebida. Entretanto, antes de assinar o papa resolveu provar o café. Ao invés de proibir, ele decidiu recomendar o consumo da bebida! Amém!


No século XIX, foi na Itália onde foi inventado o café espresso, que revolucionou a forma de se consumir a bebida no mundo todo. A invenção da máquina para produzir o tão apreciado café foi patenteada por Ângelo Moriondo em 1884 em Turim, na Itália.



Na casa de cada italiano tem pelo menos uma moka ou cafeteira italiana. Ela foi inventada em 1933 por Alfonso Bialetti e mantém o mesmo design desde a sua criação. Dizem que o artefato que extrai a bebida a partir da fervura da água foi criado enquanto Bialetti observava a forma como mulheres lavavam a roupa na vila onde morava. Elas utilizavam uma máquina que também funcionava a partir da ebulição da água. Por isso, a cafeteira italiana tem o formato de corpo de mulher.


Fora de casa, os italianos tomam um espresso o tempo inteiro. O estilo italiano de beber café é em pé no balcão, virando um espresso bem curto (tipo um ristretto) em um gole só, praticamente um shot. Dizer que um café é “estilo italiano” é sinônimo de qualidade suprema no mundo inteiro. Gosto cada um tem o seu. O café estilo italiano na verdade é mais amargo, com uma torra mais escura. Para o meu gosto está longe de ser o melhor. Mas acho que os italianos tomam o seu espresso com tanta rapidez que que nem se dão conta do sabor.


Paula Varejão é jornalista e apresentadora do programa "Tá na Hora do Café" exibido pelo canal Mais Globosat


22 visualizações