Comunicação com cafeína - Por Laura Gluer


Neste novo espaço na plataforma Cafeína Talks pretendo propor um diálogo para entrecruzar dois mundos que me fascinam: a comunicação e o café. Jornalista por formação e ofício há mais de 25 anos, professora universitária e coffeelover, encontrei no café mais uma forma de comunicação.

A experiência como Publisher da plataforma Café Combustível - que trata sobre tudo o que se relaciona com o universo desta bebida que tanto amamos - tem sido gratificante e desafiadora. Primeiro, porque o café está no DNA de tudo o que divulgamos. Segundo, porque o café por si só é também uma forma de conexão e, portanto, de comunicação.

Quando convidamos alguém para tomar um café, nunca é somente um café. É sempre um convite disfarçado para o diálogo, para uma boa prosa, conversa.

Este período de isolamento social está evidenciando a necessidade de trocas entre as pessoas e nada melhor do que tomarmos café juntos para promover este intercâmbio.

Nunca precisamos tanto de diálogo no Brasil e no mundo. A humanidade clama por respeito às diferenças, tolerância à diversidade, liberdade de expressão. E tudo isso só se conquista com comunicação e espaço para a pluralidade de opiniões.

O café pode ser um excelente combustível para o diálogo. O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água. O Brasil ainda é o grande produtor mundial desta bebida, de cada três xícaras consumidas, uma é de café brasileiro.

Se não podemos neste momento sentar numa mesa de cafeteria e conversar de forma presencial, encontramos a alternativa do ambiente virtual. Cada um preparando seu café em casa, com a segurança do distanciamento social, mas trocando ideias, interagindo, em uma comunicação mediada pela tecnologia.

A própria migração do Cafeína Talks para o ambiente digital é um exemplo disso. De evento para networking torna-se agora uma plataforma para troca de ideias e percepções, no mundo digital.

Não sabemos quanto tempo vai durar essa pandemia. Mas uma coisa ela já provou: os seres humanos precisam interagir, desejam se comunicar. Todos aqueles que querem construir um mundo melhor sabem da importância do diálogo.

Comunicação é processo, com etapas, técnicas, instrumentos, estratégias. Mas comunicação também é mão dupla, troca entre pessoas. Nas nossas próximas contribuições, vamos continuar falando de Comunicação. Sempre que possível relacionando este tema com o café, afinal estamos no Cafeína Talks. Vamos tomar mais cafés juntos?


Laura Gluer é jornalista, professora universitária e publisher da plataforma Café Combustível

6 visualizações