Ideias inovadoras não existem - Por Felipe Liberal

Atualizado: Jun 1

Isso mesmo. Simplesmente porque é absolutamente incompatível a existência das duas coisas ao mesmo tempo.


Para consolidar meus argumentos neste artigo, trago alguns conceitos gerais sobre inovação:

“Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias.” UK Innovation Report, 2003

"Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, concepção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos." Christopher Freeman.


A partir dos dois conceitos mencionados, podemos perceber que inovação consiste necessariamente em execução da ideia. Mas não só isso, pois também exige um bom resultado dessa execução. Ou seja, inovação está atrelada à geração de valor da atividade realizada. Se uma ideia executada não gerou valor ao negócio ou às pessoas ao seu redor, não pode jamais ser considerada inovadora.


Não podemos confundir criatividade com inovação. Podemos ter inúmeras ideias criativas que não se tornarão inovadoras porque não tinham viabilidade prática ou não impactaram gerando um resultado positivo.


Nós, da Use Café, acreditamos que nossa inovação aconteceu apenas com a prática. Antes disso, era só promessa e expectativa. Poderemos ter diversos outros projetos com potencial inovador, mas se não impactarem outras vidas, se não derem bons resultados ou não gerarem retorno financeiro, terão sido apenas ideias criativas.


Na maioria das vezes, é o que acontece: a maioria das ideias não se configuram como inovadoras. Inovar não é fácil, impactar pessoas positivamente é uma tarefa bastante complexa, exige estratégia, humildade e disposição 24 por 7 (ou seja, paixão).


Portanto, inovação combina com prática + resultados, não somente com ideias. E saber disso te faz mais empoderado e consciente de que o caminho é longo, mas precisa ser percorrido.


Felipe Liberal é cofundador da Use Café e do Cafeína Talks

23 visualizações