Marketing na Pandemia - Por Sabrina Beltrão

Olá, meu nome é Sabrina Beltrão e tenho como objetivo te ajudar a trabalhar seu marketing na Pandemia!


Em um ambiente de incertezas saber qual a melhor estratégia para seu marketing se tornou um desafio. Como gerar conteúdo em um momento tão delicado? Como vender e obter resultados com todos os hábitos de consumo e estrutura comercial modificados?


O primeiro ponto a se entender é que nunca foi tão necessário ter uma presença digital qualificada. O que poderia ser um diferencial para sua empresa, agora se tornou essencial para manter uma sobrevivência saudável em seu faturamento. Mas você já deve ter entendido isso e, provavelmente, ao iniciar seus estudos foi bombardeado com várias ferramentas, técnicas e métodos diferentes. Qual escolher? Como saber o que é melhor para seu negócio?


A resposta sempre estará no seu CLIENTE. Para avaliar os principais Desejos, praticidade e viabilidade do negócio, nada melhor do que uma boa conversa. Portanto, anote as perguntas abaixo e pesquise com o mínimo de 10 clientes ou possíveis clientes (pessoas que tenham um perfil semelhante ao que deseja atingir).

1. Como você está durante a pandemia? O que mudou?


2. Quais são seus maiores desejos e necessidades hoje?


3. Seus hábitos de consumo são os mesmos? O que mudou?


4. Quais os canais de comunicação costuma utilizar? Ex. Redes sociais, televisão, rádio, etc.


5. Quais suas ferramentas e redes sociais favoritas? Ex. Live, stories.



Finalize com perguntas específicas do seu segmento. Por exemplo, caso trabalhe com moda, pergunte ao seu cliente qual foi a última vez que ele comprou uma peça de roupa e se pretende comprar mais. Qual seria o produto ideal? Qual a melhor opção de entrega e pagamento?


Você pode utilizar a sua rede social com maior audiência ou realizar através de ligações e reuniões online. Mas lembre-se: nada de falar, apenas escute.


Essa pesquisa tem o intuito de descobrir o que funciona para seu público-alvo. Receitas e métodos prontos não servem para um ambiente em que nunca foi vivenciado anteriormente. A resposta está no seu cliente. Em entender suas necessidades, desejos e inclusive, se você precisará abordar um novo público-alvo ou investir em alguma plataforma digital específica.


Não caia no achismo de acreditar que ninguém está comprando durante a pandemia, que seu público não mudou ou que seu produto e comunicação antigos sobreviverão intactos sem qualquer alteração estratégica.


Converse com seu cliente, teste novos formatos e não ignore a situação. Fingir que nada está acontecendo ou congelar não são as melhores opções. Se torne relevante, seja transparente, entregue valor e escute seu público. Com certeza, vocês encontrarão uma solução, a forma ideal de produção de conteúdo, novo formato comercial ou criação/adaptação do produto.


Sabrina Beltrão tem como foco ajudar pessoas pessoas a serem elas mesmas e se comunicarem com o mundo através do marketing digital humanizado.


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